Dicas para elaborar seu currículo

Muitas dúvidas surgem na hora de elaborar um currículo profissional; o que colocar, em qual ordem, quais informações devem ser evidenciadas, etc. Neste post trouxemos algumas dicas para você elaborar um currículo de destaque que vai te ajudar a conquistar o primeiro emprego ou uma nova vaga.

Dicas básicas

Provavelmente, você já ouviu a expressão “a primeira impressão é a que fica”, certo? Portanto, antes de pensar no conteúdo do seu currículo, recomendamos que você faça um planejamento do layout do seu currículo, de forma a criar um material que se destaque visualmente dentre os demais e que tenha uma boa legibilidade. Não se desespere: você não precisa ser, necessariamente, um designer ou contratar alguém na área para lhe ajudar. Faça uma busca na internet para encontrar modelos interessantes e bonitos para você se inspirar. Para fazer a diagramação, você pode usar sua criatividade em softwares padrão de edição de texto ou, ainda, utilizar ferramentas gratuitas de diagramação, como o Canva, programa de fácil utilização que oferece alguns modelos prévios de currículo para você editar.

Outro ponto é muito importante é se atentar para a escrita; é essencial que não haja erros de português ou mesmo de digitação, algo que pode acabar desclassificando seu currículo do processo seletivo.

Para vagas internacionais, recomendamos que você pesquisa na internet modelos de currículo específicos para o país para o qual você está aplicando, já que o estilo costuma mudar bastante de um país para o outro. Com relação à escrita em inglês, caso você não esteja seguro, é importante consultar alguém fluente e que possua certa experiência com a elaboração de currículos para o exterior.

Aqui na Wizard Curitiba, oferecemos atividades extras gratuitas quase todos os dias, dentre elas, o Wizjobs, no qual você poderá tirar mais dúvidas a respeito de currículos em inglês com nossos professores.

Informações obrigatórias

- Dados pessoais: não esqueça de colocar seus dados básicos, como nome completo, idade, endereço e formas de contato. Dependendo da empresa, você deve incluir também a descrição da vaga para a qual está se candidatando e seus objetivos profissionais, de forma a facilitar o direcionamento e seleção do seu currículo pelo departamento de Recrutamento e Seleção.

- Formação acadêmica: tópico obrigatório, incluindo-se seu curso de graduação, especializações, cursos de pós-graduação e cursos técnicos. É importante detalhar o nome das instituições e o período de cada um dos cursos, inclusive o que estiver ainda em andamento. Adiciona também os cursos livres relacionados com a vaga em questão, pois isto valoriza seu currículo.

- Experiência profissional: trata-se de um dos tópicos mas relevantes, sendo necessário descrever com exatidão os cargos exercidos, o período e o nome da empresa, citando inclusive seu cargo atual caso esteja empregado no momento. Nesta seção, seja breve, mas tente incluir detalhes relevantes que facilitem a análise da equipe de Seleção; pode ser interessante, por exemplo, citar resumidamente as atividades desempenhadas nos cargos anteriores.

- Projetos relevantes: nesta seção, que pode aparecer separadamente ou junto à “experiência profissional”, inclua realizações importantes em suas ocupações, mas que sejam possíveis de se comprovar. Exemplos: participação no desenvolvimento de um novo produto ou serviço, atingimento de resultados expressivos para a empresa, prêmios recebidos etc. Estes dados podem fazer toda a diferença na hora de se escolher o candidato.

Diferenciais

Adicione experiências de estudo ou trabalho no exterior e participação em projetos de voluntariado. Descreva sua atuação nestes programas e descreva, brevemente, de que forma estas atividades influíram positivamente em seu desenvolvimento profissional.

Idiomas

Para um grande número de vagas, ter conhecimento em inglês e/ou mais idiomas é um requisito básico. Inclua os idiomas que você tem conhecimento, detalhando qual o seu nível de proficiência em cada um deles. Dê prioridade para os resultados obtidos através de testes oficiais, caso você já tenha feito (por exemplo, os testes TOEIC, TOEFL, Cambridge, IELTS, etc). Caso você ainda não tenha feito nenhum teste, escreva há quanto tempo está matriculado no curso e qual livro está cursando, podendo detalhar o nível correspondente, dado este que você deve consultar em sua escola de idiomas.

Conheça a Wizard Curitiba e seja bilíngue!

#POSTS MAIS LIDOS

#

Resultado da I Corrida Wizard Curitiba

Parabéns aos participantes da I Corrida Wizard Curitiba no Parque Tingui. Segue resultado da I Corrida Wizard Curitiba.

#

Festa de confraternização das unidades Wizard Curitiba

Fim de ano, época de festas, confraternização entre amigos e colegas de trabalho, e a Wizard Curitiba comemora o ano de 2012 com festa do branco entre todos os funcionários e colaboradores das unidades Centro e Centro Cívico. Confira todas as fotos!!

#

RH News

Gostaríamos de anunciar através de ascensão interna, a promoção da funcionária Camila Palone, a partir do dia 01/07/2012 atuará como Supervisora Pedagógica na unidade Wizard Curitiba Centro Cívico.

#

Em manhã fria em Curitiba, I Corrida Wizard Curitiba foi um sucesso

A I Corrida Wizard Curitiba que aconteceu nesse domingo no Parque Tingui foi um sucesso. Eduardo Alves um dos corredores da prova parabenizou a organização pelo valor do kit, pelo desempenho do staff Wizard Curitiba, e pelo percurso, que considerou excelente, comentou apenas que o horário da prova foi muito cedo, e sentiu falta de professores para o aquecimento, e finalizou afirmando que estará com certeza presente na II Corrida Wizard Curitiba. Segue galeria com algumas fotos do evento. Mais fotos na página da Wizard Curitiba no facebook. A equipe do site Foco Radical fez a cobertura completa. Veja como ficaram as fotos no site: www.focoradical.com.br